Programa de Extensão

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
spotify.jpg

UPE mais verde é um Programa de Extensão Universitária que tem como objetivo promover a Educação Ambiental através da Divulgação Científica nas redes sociais.

 

Utilizando diversos recursos audiovisuais (textos, imagens, vídeos e áudios), buscamos incentivar reflexões e mudanças de hábitos para uma vida mais saudável e mais sustentável através da popularização do conhecimento científico. 

 

Realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Comunicação da Ciência - NUPEAC, UPE mais verde é um programa multimídia e multilinguagem, com produções de cartilhas (ver abaixo), cards informativos no Instagram, vídeos no YouTube e também séries de podcast. 

 

Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre nossas ações e produções. 

Cartilhas

A Educação Ambiental na formação dos profissionais de saúde: indicando os caminhos. 

Apresentação

 

A Educação Ambiental é um processo educativo contínuo e transdisciplinar, ocorrendo tanto nos espaços formais quanto nos espaços não formais e informais de educação. 

Na educação superior, a Educação Ambiental se faz mais presente nos cursos de graduação e pós graduação das áreas mais voltadas para estudos ambientais, estando muito incipiente ainda nas outras áreas do conhecimento.

No que diz respeito à formação dos profissionais de saúde, o entendimento dos impactos que causamos no meio ambiente e do resultado desses impactos na saúde humana é fundamental para se compreender o processo saúde-doença em toda a sua complexidade e enfrentar, com mais conhecimento, os problemas de saúde da atualidade.

Essa cartilha tem como objetivo indicar alguns caminhos para ambientalização dos cursos de graduação da área da saúde, a fim de promover uma formação mais completa a esses profissionais. 

Esperamos que esse trabalho inspire as Instituições de Ensino Superior, seus docentes, e seus discentes a buscar novos caminhos para a formação profissional, incluindo as questões ambientais em seus currículos e projetos pedagógicos.

Como citar essa cartilha: Lima, M.J; Freire, M.M.P.; Guenther, M. A Educação Ambiental na formação dos profissionais de saúde: indicando os caminhos. Recife: NUPEAC, 2021.

Retorno às atividades presenciais com segurança - orientações preventivas contra a COVID-19

Como citar essa cartilha: Leite, R.C.N.; Oliveira, N.M.; Guenther, M.
Retorno às atividades presenciais com segurança - orientações
preventivas contra a COVID-19. Recife: NUPEAC, 2021.

Apresentação

 

A pandemia da COVID-19 modificou radicalmente nossas rotinas e hábitos. O maior cuidado com a proteção através do uso de máscaras, da higienização das mãos, superfícies e objetos, e do distanciamento social tornou-se rotina para a maioria da população mundial.


Nos estabelecimentos de ensino, tanto na educação básica quanto no ensino superior, as aulas presenciais foram suspensas para evitar a transmissão do novo coronavírus, e substituídas por aulas remotas, através de vídeoconferências.

Um eventual retorno às atividades escolares presenciais nesses tempos de pandemia deve obedecer a uma série de regras e cuidados para evitar a contaminação de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos.


Nesta cartilha trazemos algumas orientações preventivas para garantir um retorno mais seguro às atividades acadêmicas presenciais. Essas orientações foram baseadas nos Protocolos de Ações para Retorno às Atividades Presenciais desenvolvidos pelo Comitê Emergencial de Enfrentamento do Coronavírus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Foto UPEmaisverde Instagram NOVO.jpg